O 25 de Abril na ESIC
A ESIC com mais uma comemoração do 25 de Abril, para além de manter presente o alcance e o significado que esse dia representa para todos os cidadãos de Portugal e do mundo, demonstrou também que é uma instituição que respeita a LIBERDADE e difunde os valores da cidadania.
Deste momento extraordinário da nossa história coletiva ressalta o mais importante e basilar direito que é a LIBERDADE, que constitui um pilar essencial da democracia.
O significado deste dia deve ser permanentemente ressalvado por todos e para todos, porque foi graças a este momento extraordinário da nossa história, levado a cabo por homens de enorme coragem e valentia, que podemos usufruir da liberdade na sua verdadeira aceção da palavra. No entanto o exercício legítimo da liberdade obriga-nos a ter presente a noção de responsabilidade. Devemos por isso, cada um de nós, assumir a responsabilidade daquilo que diz ou faz em nome dessa liberdade alcançada. Dessa forma temos que respeitar o próximo da mesma maneira que exigimos respeito para nós próprios.
Dito isto e atendendo que neste momento vivemos numa democracia plena, é de esperar que exista liberdade de expressão, onde nos seja concedido o direito de dizer dos outros o que eles não querem ouvir, mas que exigimos igualmente os mesmos direitos para aqueles que discordam daquilo que somos e do que pensamos. Só aceitando de antemão estas premissas é possível a uma sociedade evoluir, sustentada no conceito de cidadania, com bases inabaláveis. Abordo esta questão porque entendo que a mesma deve fazer parte da educação da nossa população estudantil, porque é neles que vai assentar o nosso futuro. Cabe por isso fazer sentir que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros.
Um enorme bem-haja para todos aqueles que, acreditam e não permitem que se esqueça os ideais nobres do 25 ABRIL de 1974.
VIVA A LIBERDADE.
APESCA